segunda-feira, 30 de maio de 2011

TUDO PODE SE TORNAR MELHOR


Este texto serve para atualizar o nosso trabalho para quem visita e segue este blog. Agora, final de maio, estamos numa etapa muito especial. Eu chamaria de recolhimento, ao menos para mim, Lucienne, que cuido entre outras coisas da dramaturgia de “Narrativas Urbanas na Terra Sem Lei”.
Nós, o Núcleo Argonautas, fizemos um encontro com a nossa parceira de Rumos Itaú, a CiaSenhas, de Curitiba, pra que o trabalho desse um início, presencial. Juntos, em Curitiba, afinamos nossos interesses comuns, aqueles que já se apontavam no projeto inicial. Estivemos juntos por cinco dias inteiros, numa rotina de trabalho de nossos sonhos, dedicados, produtivos e interessados, em companhia de outras pessoas que tem o mesmo interesse. Isso é sonho, não? O treinamento que fizemos, utilizando a técnica de Anne Bogart, Viewpoints, ajudou sobremaneira para que os interesses e intenções iniciais encontrassem um território enfim comum aos dois grupos.
Esse território vislumbrou o encontro com o público na rua, com o público que passa; vislumbrou também desenvolver a atitude performativa do intérprete; vislumbrou ações possíveis fora da sala de trabalho, nas ruas da cidade, que pudessem gerar material/documento para que uma dramaturgia se desenvolvesse.
Terminados esses dias de sonho, voltamos a São Paulo, nós do Núcleo Argonautas. E esta cidade de novo nos engoliu. Assusta-nos com seu tamanho, com sua ausência de identidade possível, com a maneira de nos devolver a uma escala quase insignificante, nós, que fazemos teatro.
Mas é isso que temos, e é com isso que teremos que nos encontrar. Porque nós queremos isso: único motivo válido. Queremos. Queremos ver o que fazemos diante da cidade. Queremos ver as diferenças e semelhanças com Curitiba, através de nossos parceiros muito bem escolhidos.
Então: agora é a hora de recolher todo o material levantado nas três ações já realizadas. Nosso tema de interesse está presente: DESEJO, CONFIANÇA E CONFIDÊNCIA.
Da primeira ação, temos uma grande coleção de respostas que vieram da nossa provocação/enigma lançada na internet: VOCÊ GOSTARIA DE ESTAR ONDE ESTÁ? São muitas respostas as respostas que apareceram pelo desejo “cutucado”. Valem o conteúdo e a forma, valem o excesso e a escassez de todo esse mundo de contato estabelecido, com gente até mesmo desconhecida e anônima.
Da segunda ação, temos umas poucas respostas, dessa vez coletadas pessoalmente, colhidas por nós que fomos ao encontro das pessoas na cidade, pessoas que puderam ter a possibilidade da confiança posta à prova, de confiar num outro, desconhecido. Dessa vez valia também o relato e o relator. E dessa vez não valia relato escrito por quem viveu: o relato era feito a outro companheiro que, este sim, escreveu. A pergunta motivo para o encontro foi: A CONFIANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE?
Da terceira ação temos muitas coisas. Nos dispomos ao encontro. Estivemos à disposição. Desta vez, Núcleo Argonautas criou um programa de ação para que CiaSenhas realizasse, e vice-versa. E então nós fomos ao terminal rodoviário para estar à disposição, para receber uma confidencia em troca de uma xícara de café. Uma placa estava perto do corpo, que estava perto da garrafa de café: UM CAFÉ POR UMA CONFIDÊNCIA. E dessa ação saem relatos, experiências, encontros, desencontros, medos desfeitos: tudo é material para a nossa dramaturgia.
O que faço eu a partir desse material? Como devolvo todos os relatos, como organizo isto e devolvo como provocação e estímulo para os atores, para o diretor, para a CiaSenhas? O que é possível vislumbrar agora? Para além da dramaturgia em si, do texto escrito, é possível vislumbrar possibilidades de “cenas” diferenciadas? É possível vislumbrar, seja forma ou conteúdo, uma relação potente da linguagem teatral com o espectador?
É nesse ponto que estamos.
Temos ainda três meses, que eu espero sejam tão interessantes quanto o que foi até agora. Eu espero também que o encontro com a CiaSenhas seja potente até o fim.

2 comentários:

  1. Na foto estão Ary, Anne, Chico, Greice, Sueli e Marcia, quando do encontro em Curitiba. Eu estava tirando a foto...

    ResponderExcluir
  2. que se siga os caminhos rumo à potência lu.

    ResponderExcluir